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Oficina LEPEHIS: O Cinema Brasileiro de Curtas-Metragens Como Fonte na Didática Reconstrutivista da História

COORDENAÇÃO: Thiago Alecrim de Souza (Graduando - UFG), Rafaela Camello da Mata (Graduanda - UFG) e Bárbara Dezembrina Barros da Silva (Graduanda - UFG).

DATA: 5 de dezembro de 2024 - 8h às 12h

CARGA HORÁRIA: 4 h 

EMENTA: A Matriz da Didática Reconstrutivista da História busca reconstruir o processo de construção do conhecimento histórico pelos historiadores na sala de aula (Schmidt, 2020, p.133). A participação dos discentes em todos os processos de elaboração deste conhecimento permite a constituição de um sentido histórico pleno (Schmidt, 2020, p.134). Desse modo, a utilização de fontes primárias nas aulas de história se torna fundamental. Nesta oficina, atribuímos centralidade às fontes cinematográficas. A relação entre História e Cinema é permeada por diversas tensões e discussões teóricas que tentam delimitar o seu lugar nas pesquisas historiográficas. Partimos do pressuposto de que  as produções cinematográficas podem ser utilizadas como fonte de história, pois conservam vestígios concretos do passado, expressando “o espírito de seu próprio tempo” (Lagny, 2005, p.114-115). Desse modo, cada produção consiste em um dos diversos registros primários de uma época, uma das evidências de um processo, evento, ou contexto histórico, que deve ser cotejada com outros tipos de documentações para a construção do conhecimento histórico (Napolitano, 2005, p.243). Portanto, a partir da subversão da utilização tradicional das narrativas cinematográficas em sala de aula como complemento ou ilustração de um contexto histórico, as utilizaremos como fonte/documento em si no interior da matriz reconstrutivista da Didática da História (Napolitano, 2009, p.20; Schmidt, 2020, p.139). Nesta oficina, focaremos na utilização de curtas-metragens brasileiros contemporâneos que se distanciam dos padrões hollywoodianos comerciais estéticos e temáticos, com o objetivo de fomentar a ampliação dos repertórios culturais dos participantes (Napolitano, 2009, p.30).

 

Referências bibliográficas

LAGNY, Michèle. O cinema como fonte de história. Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA, p. 99-131, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. Cinema: experiência cultural e escolar. Caderno de cinema do professor, p. 10-31, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. Os historiadores e as fontes audiovisuais e musicais. Fontes Históricas. Organização: Carla Pinsky. Editora Contexto, p.236-289, 2005.

SCHMIDT, Maria A. Didática reconstrutivista da história. Curitiba: CRV, 2020. Capítulo 4, p. 127-157.

 

INSCRIÇÕES