OFICINAS LEPEHIS 2024/1

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - OFICINAS LEPEHIS 2024/1

OS FORMULÁRIOS ESTARÃO DISPONÍVEIS NO SITE DO LEPEHIS E DA FH, 15 DIAS ANTES DO INÍCIO DE CADA OFICINA, NA ABA DE NOTÍCIAS.

1. RPG e Ensino de História - parte 2

O RPG como meio para a aprendizagem histórica foi tema da parte 2 da Oficina coordenada por Adriel de Oliveira Dias, Gabriel Oliveira Dias e Jullyana Silva Rosa. No segundo encontro, os proponentes deram continuidade aos experimentos iniciados na primeira etapa da oficina, realizada em dezembro de 2023. No dia 11 de abril de 2024, foram feitas reflexões acerca das possibilidades de aproximação das dramatizações educativas (BUSTOS, 2005), por meio do Role-Playing Game (RPG), com sustentação teórica/metodológica das contribuições do Psicodrama (MORENO, 2006) e as produções da Educação Histórica, especificamente da Empatia Histórica (PEREIRA, 2014). Desta forma, buscou-se construir - por meio do convite à ação espontânea - uma didática interativa capaz de movimentar consciências históricas (RÜSEN, 2015), mobilizar afetos, reciclar emocionalmente o que foi aprendido e integrar novos conhecimentos (NETTO, 1997). A oficina envolveu os participantes e gerou interessantes discussões sobre as possibilidades do lúdico no ensino de História.

Certificados (download)

2. Perspectivas Afro-brasileiras na Construção do Conhecimento Histórico

Relatório das atividades (download).

Certificados (download)

3. Recursos didático- pedagógicos e produção estudantil no ensino de História

Nos dias 18 e 25 de abril ocorreu a oficina sobre a produção estudantil através de múltiplos recursos didático-pedagógicos no contexto da educação básica. A professora coordenadora, Ma. Patrícia Maria de Jesus Silva, que atua na rede municipal de ensino de Goiânia, desenvolveu uma proposta em que teoria e prática dialogam de forma indissociável, destacando a importância das atividades que envolvem estudantes na produção do conhecimento histórico. O uso do fanzine, do podcast, do lapbook, dentre outros recursos, potencializa a diversificação de linguagens na aula de história, provocando a reflexão e o pensamento crítico no processo de aprendizagem. Os participantes interagiram a partir das suas próprias experiências de aprendizagem e ao final da oficina experimentaram a elaboração de alguns produtos resultantes dessas relações. Agradecemos à professora Patrícia pela excelente proposta, cuja parceria é fundamental para a conexão entre a universidade e a escola pública.

Certificados (download)