PROJETO HISTÓRIA À MÃO

O Projeto História à Mão

O projeto História à Mão foi elaborado no ano de 2008 com a finalidade de criar um sistema interativo para trocas de experiências entre alunos e alunas da graduação e pós-graduação da FH e docentes e alunos das redes pública e privada de Goiânia.

O ressurgimento do História à mão no âmbito do ProfHistória se explica pelas afinidades entre os dois projetos, uma vez que ambos buscam estabelecer um autêntico canal de comunicação entre o ensino de história e a pesquisa em história, desobrigado de hierarquias e de outros vícios inconvenientes que o ambiente acadêmico vira e mexe produz.

O projeto busca atender a dois anseios:

1) Criar oportunidades para que alunos e alunas da FH, inclusive egressos, pudessem divulgar suas pesquisas;

2) Possibilitar que alunos e alunas dos níveis fundamental e médio pudessem ver de perto como funciona o nosso ofício de historiadores e historiadoras.

Quem pode participar do projeto?

- Alunos e alunas do ProfHistória (egressos ou com trabalhos em fase final de conclusão).
- Qualquer escola do ensino fundamental e médio das redes pública e privada de Goiânia e região.

Como participar?

- Alunos e alunas do ProfHistória cadastram seus estudos no site do projeto preenchendo um formulário específico e anexando seus arquivos respectivamente. Uma vez cadastrado o estudo alimentará um banco de dados que poderá ser acessado por qualquer instituição de ensino interessada;
- Escolas interessadas acessam o site do projeto preenchendo um formulário de adesão escolhendo entre os estudos cadastrados aquele cujo o tema apresenta interface com seus projetos pedagógicos.

Dinâmica

- Após a escola se cadastrar, a secretaria do História à mão envia à escola proponente um e-mail informando da disponibilidade do pesquisador ou pesquisadora em atender a demanda informada.

- Escola entra em contato com o autor ou autora do estudo a fim de acertarem detalhes sobre a forma de participação.

- Após a participação do pesquisador ou pesquisadora, a escola atendida terá dez dias de prazo para preencher um relatório sobre a realização do encontro, também disponível no site do projeto. Tal relatório online permitirá que arquivos contendo a filmagem da apresentação sejam anexados, a fim de se juntarem ao banco de dados.

- Após o envio do relatório de realização do encontro, a escola receberá um selo de participação emitido pela secretaria do projeto.

- Juntamente com a emissão do selo para a escola participante, o pesquisador ou pesquisadora também receberá um certificado emitido pela secretaria do projeto.

Benefícios

- Pesquisadores e pesquisadoras divulgam os resultados de seus estudos, expandem seus horizontes profissionais e recebem certificados;

- Escolas enriquecem suas atividades e estabelecem uma importante via de diálogo com a Universidade;

- Faculdade de história conquista um importante espaço para divulgação de suas práticas de ensino e pesquisa em História.

Email : projetohistoriaamao@gmail.com