
OFICINA LEPEHIS: Dificuldades de aprendizagem, estudantes atípicos e metodologias de ensino: a atividade docente frente à neurodivergência
MODALIDADE: Presencial
COORDENAÇÃO: Geicy Clara Santos Caires (Mestranda - PPGH-UFG)
DATA E HORÁRIO: 2 e 7 de outubro de 2025 - 19h às 22h
CARGA HORÁRIA: 8 horas
VAGAS: 30
EMENTA: As turmas diversificadas em termos de condições neurológicas, físicas e de saúde têm se tornado realidade cada vez mais comum nas escolas, bem como nos outros espaços da sociedade. Se por um lado os espaços cada vez mais diversificados que essas pessoas têm ocupado denotam uma reescrita da norma social, mesmo que ainda muito tímida, por outro, é um avanço que não é acompanhado pela instrução informada, tampouco pela formação e capacitação das pessoas, especialmente, neste caso, dos professores. Nesse sentido, esta oficina se divide em dois momentos, um mais geral e outro mais direcionado. O primeiro encontro se propõe a discutir dificuldades de aprendizagem que os estudantes costumam apresentar, atipicidades e suas características, além de metodologias de ensino e de planejamento de aulas que possivelmente contribuem para uma experiência e relação de ensino-aprendizagem menos penosa e árdua. No segundo encontro, pretende-se tratar mais detidamente do Transtorno do Espectro Autista, suas características, implicações e possibilidade de ação docente. Para ambas as ocasiões, serão propostas atividades que possibilitem ampliar o debate, bem como perceber a aplicabilidade prática do que foi discutido.
FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes, 2015.
FONSECA, V. Dificuldades de aprendizagem: abordagem neuropsicopedagógica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.
PACHECO, R. P. A constituição do self em estudantes autistas: uma perspectiva dialógica sobre as relações eu-outro na escola. 2019, 133p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2019.
RÜSEN, J. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Tradução: Estevão Rezende Martins. Brasília Ed. UnB, 2007.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. S. Didática reconstrutivista da história. Curitiba: CRV, 2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Lev S. Vigostski: Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, 71, 21-44, 2000.n
WHITMAN, T. O desenvolvimento do autismo: social, cognitivo, linguístico, sensório-motor e perspectivas biológicas. São Paulo: M. Books do Brasil. 2015.