
OFICINA LEPEHIS: Multiplicitação Dramática: Explorando as Fronteiras Afetivas do Ensino de História
MODALIDADE: Presencial
COORDENAÇÃO: Adriel de Oliveira Dias (Doutorando PGH/UFG); Jullyana Silva Rosa (Mestranda PPGPsiCC - UnB).
DATA E HORÁRIO: 30 de outubro de 2025 - 14h às 18h
CARGA HORÁRIA: 4 horas
VAGAS: 30
EMENTA: O campo do Ensino de História é, por natureza, um campo de fronteira (CAIMI; MISTURA, 2019), tensionado entre os saberes da Ciência Histórica, da Educação, Psicológica e demais disciplinas. Essa posição singular, longe de ser uma fragilidade, é uma potência que exige constantes reflexões sobre como se dá a aprendizagem histórica. Tradicionalmente, o ensino tem privilegiado uma abordagem predominantemente cognitiva e racional, centrada na transmissão de conteúdos, muitas vezes distantes da vida concreta e dos afetos dos discentes (CAINELLI, 2021). A Educação Histórica, enquanto área de investigação, tem avançado ao demonstrar que a formação do pensamento histórico vai além da aquisição de informações factuais. Envolve competências como a empatia histórica, a atribuição de significância e a compreensão histórica, elementos que conectam o passado ao presente na construção de identidades e na orientação para a ação no mundo (BARCA, 2001). No entanto, como apontam as pesquisas, há uma lacuna entre a produção acadêmica da História e sua transformação em uma experiência significativa em sala de aula (CAINELLI, 2021). Esta oficina propõe uma exploração dessa fronteira. Inspirada no Esquizodrama, a atividade introduz a Multiplicitação Dramática (HUR, 2023) como uma ferramenta para operacionalizar, de forma vivencial, os objetivos da Educação Histórica. Partimos do princípio de que o conhecimento histórico não é apenas processado pela mente, mas também vivido, sentido e corporificado. O método proposto busca, portanto, explorar os conhecimentos históricos acomodados ao longo da vida, raspar as camadas de narrativas cristalizadas e produzir novas compreensões através da dramatização e do corpo, criando um "espaço entre" onde a História dialoga diretamente com a experiência dos envolvidos.
Observações:
Para maior conforto e liberdade de movimento durante as dinâmicas, recomenda-se o uso de roupas leves. Para garantir a integridade do processo vivencial e o ambiente de contenção para o grupo, não será permitida a entrada de participantes após o início da oficina. Esta é uma oficina de caráter estritamente vivencial. Todos os inscritos devem estar cientes e dispostos a participar ativamente de todo o processo da multiplicação dramática. A experiência é construída coletivamente e a presença corporal e engajada de cada um é fundamental.