FH REALIZA O XVI SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

.    .

No dia 23 de janeiro de 2024 ocorreu a décima sexta edição do Seminário de Estágio Supervisionado FH. O evento envolveu discentes e docentes da graduação, da pós-graduação e da rede de escolas da educação básica de Goiás para discutir diretrizes e perspectivas para o estágio no atual cenário educacional e político. A abertura contou com a presença das coordenações de estágio (Prof. Dr. Cristiano Nicolini), licenciatura (Profa. Dra. Renata Fernandes) e vice-coordenação de pós-graduação (Prof. Dr. Cristiano Arrais), bem como da direção da FH (Profa. Dra. Fabiana Fredrigo). Em seguida, foi realizada a Mesa 1, intitulada "O estágio supervisionado no contexto da UFG e o Fórum de Licenciaturas como espaço de articulação", composta pela Profa. Dra. Fabiane Lopes de Oliveira (FE UFG) e pelo Prof. Dr. Cristiano Nicolini (FH UFG). Os docentes destacaram as ações desenvolvidas pelo Fórum da Licenciaturas no âmbito dos estágios, principalmente, mas também em outras frentes em defesa da educação pública e de qualidade. Em seguida o público assistiu às comunicações dos estagiários e das estagiárias que finalizaram os trabalhos nas escolas em 2023/2, bem como de estudantes que participam do PIBID História (2022/2024). No turno da noite ocorreu a Mesa 2, composta pelo Prof. Ms. Ricardo de Castro (SEDUC GO), que tratou do contexto escolar e de suas aproximações e distanciamentos em relação à universidade, sinalizando para possibilidades de diálogos entre ambos os espaços diante dos desafios impostos pela educação e pelo ensino ensino de História, especificamente. Finalizando o evento, foram apresentadas mais duas comunicações. O seminário demonstrou que a área de estágio e didática da história vem se consolidando como espaço de articulação entre as diferentes ações que ocorrem na FH, aproximando ensino, pesquisa e extensão a partir da inserção na comunidade escolar.