
OFICINA LEPEHIS: “The Big Six Historical Thinking Concepts”: articulando ensino e pesquisa na educação básica
TÍTULO: “The Big Six Historical Thinking Concepts”: articulando ensino e pesquisa na educação básica
COORDENAÇÃO: Cristiano Nicolini (FH/PPGH/ProfHistória UFG)
CARGA HORÁRIA: 6 h
DATAS: 11 e 13 de junho de 2024 - 9h às 12h - sala do LEPEHIS
EMENTA: Em The Big Six Historical Thinking Concepts (2013), Seixas e Morton apresentam uma proposta teórica e metodológica para desenvolver, com estudantes, os conceitos que tipificam o trabalho do historiador. Ao questionarem o que estudamos em História e por que estudamos, os autores propõem um trabalho a partir de seis exemplos concretos de pesquisas desenvolvidas por historiadores, os quais motivam a exploração dos seis grandes conceitos elencados na obra. Segundo os autores, é necessário que o ensino de História desenvolva competências nos estudantes, não prescrevendo, mas ajudando-os a perceber os caminhos da fundamentação e das perspectivas históricas para a compreensão do que é ser humano. A partir desta situação, os alunos poderão olhar para o passado e voltar ao presente com novos olhares e novas possibilidades de compreensão da realidade. Um ensino de História que mostre que somos mais que receptores passivos do conhecimento do passado (SEIXAS; MORTON, 2013). A oficina propõe desenvolver um trabalho de elaboração de estratégias de ensino a partir dos seis conceitos indicados pelos autores: significância histórica, evidência, continuidade e mudança, perspectivas, causa e consequência e dimensão ética.