II Colóquio Aprendizagem-Avaliação da História Escolar: tecnologias e as fontes de inovação

Descrição do evento

O Colóquio Aprendizagem-Avaliação da História Escolar é um evento pensado para acontecer bianualmente com o objetivo de reunir professores(as) e pesquisadores(as) que tenham interesse em explorar questões relacionadas à aprendizagem e/ou à avaliação e/ou a interface entre esses dois elementos no âmbito da História escolar.

O evento se estrutura por meio de uma coordenação colegiada formada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF/CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Bomfim, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas (NEPHECs/UFRPE/CNPq), coordenado pela Profª. Drª. Juliana Alves de Andrade, e pelo Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH/UFRJ/CNPq), coordenado pela Profª. Drª. Carmen Teresa Gabriel. Além disso, conta com apoio da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH), da Associação Nacional de História (ANPUH), do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A primeira edição do evento, ocorrida em 2022, que teve como foco as questões epistemológicas, dado o grande número de participação e acessos as mesas-redondas pós-evento, entendemos ser uma demanda urgente do campo do Ensino de História. O evento foi um sucesso, os vídeos das mesas somam mais de 5 mil visualizações. Além disso, um dos desdobramentos do evento foi o lançamento, em 2023, do livro Aprendizagem e avaliação da História na escola: questões epistemológicas pela editora Mauad X.

A segunda edição, que será realizada nos dias 16 e 17 de setembro de 2024, terá como foco as tecnologias e as fontes de inovação. Interessa-nos problematizar os termos tecnologia, fontes e inovação de forma a contribuir para as reflexões sobre o aprender e o avaliar História na escola. Que sentidos têm sido atribuídos a tecnologia? Que efeitos eles produzem sobre a noção de aprendizagem em História? Como a tecnologia tem sido mobilizada em processos avaliativos dessa disciplina? Que fontes têm servido às avaliações de História? O que pode servir como fonte de aprendizagem histórica? O que pode ser considerado inovação, quando o que está em jogo é a História escolar e as formas de avalia-la? O que seria uma forma inovadora de aprender História? Essas e outras questões serão exploradas nas 5 mesas redondas que comporão o evento, além da conferência de encerramento. Teremos professores/as e pesquisadores/as de diferentes regiões do país, diferentes inscrições profissionais, diferentes perspectivas teóricas e ângulos de análise, diferentes gerações e participação internacional.

O evento será totalmente on-line, com inscrições gratuitas e emissão de certificados.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento-online/ii-coloquio-internacional-aprendizagem-e-avaliacao-da-historia-escolar/2517151?referrer=www.google.com