Oficina LEPEHIS: Humanidades Digitais e educação histórica: os usos dos games/jogos eletrônicos no ensino de história
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (PPGHispam-UFT)
DATAS: 19, 21, 26 e 28 de novembro de 2024 - 14h às 18h
CARGA HORÁRIA: 16 h
EMENTA: Essa oficina pretende discutir as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) no Ensino de História. Para tanto, abordaremos as concepções de Humanidades Digitais dentro do contexto social e cultural na contemporaneidade, assim como, suas apropriações no processo ensino-aprendizagem de História. Para o encaminhamento das discussões, faremos um breve histórico sobre pesquisas e utilização de jogos eletrônicos e jogos pedagógicos no ensino e as perspectivas de sua utilização para a Educação Histórica. Essas questões estarão orientadas para as perspectivas educacionais que propõem a renovação do ensino de História e a utilização das TDIC na escola. Frente à apropriação das tecnologias digitais no ensino, debateremos a utilização dos games no ensino de História dentro de uma dicotomia: “games pedagógicos” e games oferecidos pelo mercado. Temos o intuito de debater as possibilidades da relação entre as tecnologias digitais e o ensino e, assim, problematizar a utilização dos games/videogame e suas relações com a Educação Histórica. O curso iniciará com a visualização de algumas cenas virtuais encontradas no Jogo Digital intitulado Assassin’s Creed Unity (2014). A vinheta deste game retrata a Revolução Francesa e a queda da Bastilha, a qual será fundamental para dar início a nossa problematização, isto é, a apropriação de narrativas históricas pelos games e as possibilidades de seus usos no ensino de história. Em seguida, faremos a exposição dialogada dos principais conceitos que fundamentam nosso minicurso: Tecnologias Digitais, Games/Jogos Digitais, Apropriação/Representação, Lúdico e Educação Histórica. Ao final, faremos a exposição e a leitura crítica de outros jogos digitais que incorporam fatos e acontecimentos históricos na construção de suas narrativas. Esse procedimento será de suma importância para apresentarmos algumas possibilidades de seus usos no ensino de História na Educação Básica. Nossos objetivos serão: a) discutir as possibilidades da incorporação das tecnologias digitais e games no Ensino de Histórica na Educação Básica; b) levantar questões referentes às Tecnologias Digitais e suas interfaces com o ensino de História; c) problematizar a incorporação do lúdico pelas tecnologias digitais no Ensino de História; d) apontar possibilidades de produção de material didático com suporte das Tecnologias Digitais. Para tanto, problematizaremos o conceito de tecnologia, seus usos na educação e as possibilidades de elaboração, desenvolvimento e produção de materiais didáticos para o ensino de História. Essa problemática é de suma importância para pensarmos a formação do professor de História quanto ao uso das TDIC no processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Ao final, realizaremos algumas avaliações críticas de jogos digitais utilizados em ambientes de aprendizagem na Educação Básica.