Oficinas 2023/2

1. Ensino de História e Educação Inclusiva

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Após alguns anos de suspensão, as oficinas LEPEHIS finalmente voltaram a acontecer no formato presencial. No mês de julho de 2023 já havia ocorrido uma primeira sessão para retomar os trabalhos do laboratório junto à comunidade acadêmica e externa, porém agora, no segundo semestre, essa ação voltou a marcar presença no espaço físico da FH. A oficina foi coordenada pelo estudante de graduação Emanoel Borges Correia, bolsista Prolicen 2022/2023, e pela Profª Ms. Cleide Araujo Machado, do IFG, reunindo 27 participantes no turno matutino e 15 no noturno. A dinâmica envolveu uma contextualização sobre a Educação Inclusiva, contemplando o seu percurso histórico, a legislação e os desafios no tempo presente. Os coordenadores evidenciaram os conceitos que se relacionam a esse tema e como podemos pensar as possibilidades para o ensino de História, especificamente. Os participantes puderem compreender um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nas instituições, no campo de estágio e também em pesquisas acadêmicas, esforços esses que são fundamentais para articular a formação docente e as demandas sociais. O LEPEHIS agradece pela importante contribuição dos coordenadores dessa oficina e convida para a próxima sessão, que ocorrerá no dia 19 de outubro de 2023, no formato virtual, às 19h. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site do laboratório, na aba Oficinas LEPEHIS.

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2. História Pública e Mídias Digitais

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No dia 19 de outubro de 2023, no formato virtual, a mestranda Gabrielle Oliveira (ProfHistória UFG) coordenou uma oficina virtual pelo LEPEHIS, reunindo estudantes, professores e demais interessados na discussão sobre as relações entre História Pública, ensino de História e o uso de ferramentas digitais na aprendizagem histórica. A professora apresentou um panorama sobre os percursos da História Pública no Brasil, bem como os seus desdobramentos para o campo da educação. Em seguida, apresentou recursos do Canva que podem dinamizar e propor novas linguagens na sala de aula, desafiando historiadores e professores a pensarem novas estratégias didático-pedagógicas no tempo presente. 

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3. Aprendizagem histórica e ludicidade

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No dia 9 de novembro, periodo matutino, o LEPEHIS desenvolveu uma oficina sob a coordenação da professora Lucilia Dieguez, que é mestre em História pela UFF e docente da educação básica no município do Rio de Janeiro. A proposta partiu das possibilidades do uso do lúdico no processo de aprendizagem histórica, compreendido não somente como metodologia de ensino, mas como potencial recurso para articular ensino e pesquisa na escola. A professora narrou sobre a experiência de construção de um baralho de cartas envolvendo alunos de um 9º ano do EF 2, na escola onde atua, cujo tema norteador foram as discussões sobre decolonialidade. Em seguida, o grupo participante da oficina foi desafiado e construir o próprio jogo, cujo processo de elaboração envolveu a definição do tema e depois a confecção das peças. A oficina visou estimular a criatividade nas aulas de História, sem perder de vista a dimensão teórica e metodológica do conhecimento.

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 4. Políticas públicas para a educação básica em Goiás: currículo, avaliação e regulação

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No segundo semestre deste ano as oficinas LEPEHIS voltaram a acontecer no formato presencial na Faculdade de História. A oficina “Políticas Públicas Para A Educação Básica Em Goiás: Currículo, Avaliação e Regulação”, ocorreu no dia 09 de novembro de 2023, período noturno, dirigida pelo Prof.Dr. Adriano Ferreira, docente dos cursos de biologia e química na instituição UEG, e que contou com a presença de estudantes e professores em torno de um interesse em comum: aprender e compartilhar conhecimento a respeito da Educação Básica no Estado de Goiás. Em um primeiro momento, o professor Adriano apresentou aos participantes o documento curricular, para o estado de Goiás, que abordava sobre a formação geral básica, tendo como foco principal do currículo a BNCC para o Ensino Médio. Em um segundo momento, ainda no contexto do Ensino Médio, a discussão levantada pelo professor foi sobre a implementação do Novo Ensino Médio e seus desafios e consequências para a Educação Básica. Em sua exposição, o professor se aprofundou na explicação dos Itinerários Formativos e como eles funcionavam, levando em consideração o contexto real e não ideal das escolas públicas.

Em um último momento, foi proposto aos participantes uma atividade que consistia na elaboração de um plano de aula que detalhasse os objetivos gerais e específicos, a metodologia e desenvolvimento, os recursos e materiais e o estilo de avaliação que seriam utilizados para o planejamento de uma aula conforme o Documento Curricular, para Goiás, na etapa do Novo Ensino Médio e por fim a apresentação desse plano para os demais participantes. A oficina teve como desafio fazer o público refletir a respeito das novas normas do ensino e pensar com brevidade acerca do assunto, desta forma mesclando duas matérias na criação do plano de aula.

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5. Ensino de história e direitos humanos: seleção e uso de recursos e materiais 

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A oficina promoveu um momento formativo que estimula a discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História, partindo de dinâmicas de sensibilização e reflexão. O Prof. Ms. Ricardo de Castro, que atua na SEDUC GO, trouxe experiências que utiliza em sua prática no contexto escolar, sem perder de vista a fundamentação teórica necessária para tratar desse tema em sala de aula.

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6. RPG e ensino de História

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A última oficina LEPEHIS de 2023 foi realizada no dia 14 de dezembro, marcando o retorno das atividades ao ambiente do laboratório. Durante os últimos anos o espaço foi desativado em função de reformas e remodelação, mas a partir de agora poderá novamente ser frequentado pela comunidade acadêmica e externa. A oficina que marcou esse retorno foi coordenada pelo egresso do PPGH, Prof. Ms. Adriel de Oliveira Dias, e pelos colaboradores Gabriel de Oliveira Dias e Jullyana Silva Rosa. O grupo desenvolveu uma proposta para a utilização do RPG no ensino de História, apresentando uma breve fundamentação teórica e em seguida simulando uma situação de jogo com alguns participantes. A atividade contou com uma grande participação de estudantes da FH e de outras instituições, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. 

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7. A produção de narrativas audiovisuais na sala de aula

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A última oficina LEPEHIS de 2023/2 ocorreu no dia 11 de janeiro de 2024, reunindo mais de trinta participantes. A professora e doutoranda do PPGH Joyci Viegas, que atua na rede estadual de ensino de Goiás, desenvolveu uma proposta para a produção de narrativas audiovisuais na sala de aula. Primeiramente foram lançadas algumas questões para reflexão e, a partir das respostas do público, ela apresentou alguns referenciais e fundamentos para a elaboração dessas narrativas, cujos resultados puderam ser vistos em dois curtas que foram produzidos em contexto educacional. A experiência estimulou a compreensão do ensino de História que dialoga com a demandas sociais e, ao memso tempo, cria ambientes de participação e autonomia discente na escola, utilizando para isso a linguagem audiovisual.

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